Publicado em 2019-08-08 16:21:30

Comércio Araraquarense espera aumento de até 7,5% nas vendas de Dia dos Pais

Consumidor araraquarense deve gastar, em média, R$ 137 com presentes


Em regra, o Dia dos Pais é a data comemorativa com menor movimentação financeira do calendário varejista nacional. Contudo, esse cenário se modifica quando visto sob a ótica dos lojistas que atuam especificamente com o segmento masculino, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, entre outros.

Com o objetivo de mensurar o grau de otimismo deste grupo de empresários, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara promoveu levantamento sobre as expectativas de vendas para o Dia dos Pais de 2019.

A estimativa, feita com base nos depoimentos dos comerciantes cujos negócios são impactados pela data, demonstrou que aproximadamente 85,7% dos entrevistados esperam que as vendas este ano sejam iguais ou melhores que as de 2018. A melhora no cenário econômico e o valor afetivo da data foram os principais pontos positivos apontados.

De outra parte, 9,5% desses empresários acreditam que o faturamento obtido no período será inferior ao do ano passado, dado o cenário atual de crise econômica e o elevado nível de endividamento dos consumidores.

Expectativa de vendas – Comparativo 2019/2018

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Com relação à projeção de crescimento esperada pelos entrevistados, os lojistas de Araraquara seguem otimistas e esperam um acréscimo de faturamento de até 7,5%, em média, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A expectativa do município está acima da média nacional, que é de 2,1%, segundo estimativa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, os comerciantes acreditam que o ticket médio dos presentes de Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 137, e para tentar atrair os consumidores, 38,2% dos lojistas fizeram investimentos em publicidade, física e digital, 23,5% estão oferecendo promoções e descontos especiais, e apenas 3% dos entrevistados pretendem conquistar a preferência dos clientes oferecendo um atendimento diferenciado.

Considerando, ainda, a expectativa de um gasto médio menor – se comparado às outras datas comemorativas de 2019 – os lojistas acreditam que a forma de pagamento mais utilizada no período será o parcelamento via cartão de crédito (46,4%), seguido pelo uso do cartão de débito (21,4%) e do cartão de crédito à vista (14,3%).

Para incentivar os consumidores e incrementar as vendas às vésperas do Dia dos Pais, o comércio de Araraquara e de mais 12 cidades da região estenderão o horário de funcionamento, conforme estabelecido em Convenção Coletiva: na sexta-feira (9) as lojas abrirão no período das 8h30 às 22h e no sábado (10) os clientes poderão fazer suas compras até as 17h.