Publicado em 2018-12-17 18:16:37

Vendas do varejo na região de Araraquara têm alta de 5,1%

Faturamento referente a setembro atingiu R$ 1,6 bilhão no mês  

 As vendas do comércio varejista na região de Araraquara registraram faturamento real de R$ 1,6 bilhão em setembro, alta de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2017. De janeiro a setembro, a elevação acumulada foi de 4,9%. Na soma dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 4,7%.Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades pesquisadas*, apenas o setor de lojas de móveis e decoração sofreu queda nas vendas em setembro, com retração de 27,9%, com impacto praticamente nulo de -0,2 ponto porcentual. Por outro lado, os segmentos de outras atividades (7,9%) e supermercados (4,3%) exerceram as maiores pressões positivas. Somados, contribuíram com 3,3 pontos porcentuais para o resultado final.

De acordo Délis Magalhães, economista do Sindicato do Comercio Varejista de Araraquara (Sincomercio), a queda nas taxas de juros e melhora no cenário empregatício na cidade continuam sendo os fatores fundamentais para o crescimento do varejo local. A economista ainda reforça que as mudanças no perfil do consumidor têm criado uma necessidade crescente por renovação e diferenciação no varejo. “Com o desenvolvimento do e-commerce, os empresários que quiserem se sobressair no mercado e fidelizar seus clientes devem estar atentos às mudanças, e abertos à especialização e capacitação”, afirma.  

*Atividades analisadas