Publicado em 2018-12-13 14:06:36

Brasil é o maior consumidor de café do mundo

Mesmo com a instabilidade financeira do país, suas vendas deverão crescer até 3,5% em 2018

            O Brasil é o país que mais consume café no mundo. Passou, inclusive, os Estados Unidos, que antes ocupava o primeiro lugar no ranking. O dado foi apontado a partir de um estudo feito pela Euromonitor International. A pesquisa mostra que, mesmo com a instabilidade financeira, o consumo de café no país deverá crescer de 3% a 3,5% em relação ao ano passado.

            Ainda de acordo com o levantamento da Euromonitor, o café mantém-se em destaque como a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. E, ao contrário de todas as outras categorias de bebidas, como as alcoólicas, não sofreu queda de consumo no ano.

            Para Délis Magalhães, economista do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), um dos fatores que contribuiu para isso foi à estabilidade dos preços do produto no município, que não sofreu muitas oscilações no ano. No mês de novembro, a embalagem de 500 gramas de café moído apresentou uma redução de 2,33% em relação a igual período do ano passado, e de 2,2% em relação a outubro de 2018. “Importante ressaltar que na pesquisa, o valor final é calculado com base no preço médio entre diferentes marcas do produto”, explica.

            Outro fator determinante para a manutenção das vendas do grão foi a capacidade de inovação da indústria cafeeira, que explorou novos nichos de mercado. “As novas linhas de café: gourmet, solúvel e em cápsulas, contribuíram para esse resultado, pois agradam todos os tipos de paladares. Apesar dessas novidades, o café torrado moído continua sendo o mais consumido”, revela Délis Magalhães.

 

Variação dos Preços do Café Moído (500g) – Mensal: