Publicado em 2018-10-03 14:39:32

Inadimplência cai 3% em Araraquara

A recuperação do emprego foi um dos principais fatores que favoreceram o resultado positivo no acumulado de janeiro a julho de 2018

 O consumidor araraquarense está se endividando menos este ano, é o que aponta um levantamento feito pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), com base nos dados do Boa Vista SCPC, considerando o número de novas inclusões em seu cadastro geral de inadimplência. De janeiro a julho de 2018, a queda foi de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo entre julho desse ano com igual período de 2017, a redução é ainda maior: de  5,7%.

 

De acordo com Délis Magalhães, economista do Sincomercio, a recuperação do emprego no município foi um dos principais fatores que favoreceram o resultado positivo. Porém, é importante ressaltar que mesmo com a queda na inadimplência, a recuperação de crédito não registrou aumento. O índice, que mede a quantidade de consumidores que conseguiram quitar as dívidas e “limpar” o nome, apresentou uma redução de 2,2% no período de janeiro a julho deste ano, e, de 3,7% na comparação entre julho de 2018 e o mesmo mês do ano passado.

 “O resultado indica que a queda na inadimplência é devida principalmente a uma redução do consumo, e não a um aumento no número de pessoas que estão conseguindo quitar os débitos atrasados. O sentimento de incerteza da população em relação ao futuro do país acaba culminando em uma retração das decisões de compra”, afirma Délis Magalhães.  Ela ainda explica que a redução na inadimplência é uma boa notícia, mas, quando motivada por uma contração de consumo, acaba gerando efeitos negativos sobre o ritmo da atividade econômica na cidade.