Publicado em 2018-09-28 18:36:24

Vendas para o Dia das Crianças devem crescer até 2% no comércio de Araraquara

O aumento tímido é reflexo das eleições e também da alta do dólar; lojas ficarão abertas até às 22h

            O Dia das Crianças, celebrado no próximo 12 de outubro, está chegando e os empresários do setor varejista se preparam para atender a demanda. Apesar de ser uma data importante para o comércio, a comemoração não impacta todos os segmentos, por tratar de um público específico:  o infantil. A venda de brinquedos, vestuário e acessórios acabam ganhando toda a atenção. Mesmo assim, tem participação essencial no desempenho das vendas do mês. E para conseguir bons resultados, os comerciantes precisam se planejar e investir em divulgação.

            De acordo com o Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), em outubro do ano passado, o faturamento da região de Araraquara alcançou um aumento de 5% em relação ao mesmo mês de 2016.

            Neste ano, a expectativa é de um crescimento de 2% nas vendas específicas para o Dia das Crianças.  Segundo Délis Magalhães, economista do Sincomercio, embora tímido, a comemoração possui um apelo emocional que acaba levando muitos consumidores a buscarem o presente na última hora. “Alguns fatores têm prejudicado as expectativas, como a proximidade com as eleições, que acaba desviando o foco de atenção da data e a alta do dólar que encareceu muitos produtos importados, principalmente brinquedos” explica.

            Para que os lojistas consigam atingir ou superar a perspectiva de vendas, é importante que se antecipem com algumas estratégias. “Em períodos econômicos ainda instáveis, as empresas que oferecem melhores opções de produtos e boas condições de compra acabam saindo na frente. O investimento em divulgação via campanhas de e-mail, anúncios, postagens e até ambientação da loja também contribuem para impulsionar as vendas. Mas, para que qualquer ação funcione é essencial o planejamento”, afirma a economista.     

 

Horário Especial

Para atender a demanda, o comércio de Araraquara terá um horário especial de funcionamento para o Dia das Crianças. Na quarta-feira, 11 de outubro, as lojas ficarão abertas até às 22 horas.

Shopping Centers e Supermercados seguem com o horário habitual de atendimento.