Publicado em 2018-08-01 12:40:18

Construção civil é destaque de contratações no semestre

A categoria foi a que mais teve admissões durante todo o ano; o comportamento desse setor indica crescimento econômico para Araraquara

  Com a criação de 374 novos postos de trabalho, a construção civil é o grande destaque das contratações no primeiro semestre de 2018, de acordo com o levantamento feito pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregos do Ministério do Trabalho (CAGED/MT). A pesquisa mostra ainda que enquanto os demais setores apresentaram altas oscilações, a categoria realizou contratações em todos os meses do ano.

 Para Gaetano Morvillo, vice-presidente do Sincomercio, o aumento nas contratações desse setor pós-crise indica o início do crescimento econômico de Araraquara. “A presença de novos investimentos e a modernização da cidade, influenciados pelos baixos juros e do alto nível de encadeamento da atividade com as demais, acaba gerando mais renda e emprego em todos os grandes segmentos”, explica.

As categorias de comércio e serviços apresentaram melhora no resultado semestral em relação ao ano passado, apesar dos saldos ainda negativos. “Setores diretamente atingidos por oscilações na economia realizam mais demissões em períodos de crise e têm retomada mais lenta, já que dependem diretamente do poder de compra das famílias para terem um melhor desempenho”, afirma Gaetano Morvillo.

Contratações em junho:

Araraquara encerrou o mês de junho com a abertura de 157 novas vagas, retomando o crescimento após o saldo negativo registrado em maio. Dividido por setores, a agropecuária e serviços são os destaques mensais, com respectivamente 107 e 54 novas contratações.