Quem Somos

O Sincomercio - Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara foi fundado em 1965 para atender empresas do setor varejista com a finalidade de dar-lhes maior representatividade, trabalhar pela classe atendendo suas reivindicações. É filiado à FECOMERCIO - Federação do Comércio do Estado de São Paulo sob nº 91, desde 11 de maio de 1965, portanto, há quase meio século de lutas em benefício do comércio. Ao longo destes anos, também tem reivindicado melhores condições para o desenvolvimento do comércio regional, através da batalha por uma carga tributária mais justa, juros menores e maiores incentivos por parte dos governos federal, estadual e municipal. Isso tudo somado, ainda, à busca de um melhor relacionamento entre comerciantes e comerciários. Alfredo Miguel Saba foi o primeiro Presidente da entidade, exerceu dois mandatos de abril de 1965 a abril de 1969. Foi sócio-fundador do Sincomércio. O segundo Presidente, também com dois mandatos - abril de 1969 a abril de 1975 (3 anos cada) foi Mario Marques da Silva.

Durante sua gestão deu-se o início da construção da sede atual do SENAC de nossa cidade, presente do então Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, José Papa Júnior, a Araraquara e desde 1949 aqui exercia suas atividades. Ainda na gestão de Mario Marques da Silva, o Sincomércio adquiriu em março de 1975, sua primeira sede própria, na Avenida Brasil, 582.

Olien Biancardi dirigiu os destinos do Sincomercio por três mandatos consecutivos - de abril de 1975 a abril de 1984. Durante sua gestão a entidade iniciou a construção de sua sede (atual) à Rua Voluntários da Pátria, cuja inauguração deu-se em março de 1984, com a presença do empresário Abram Szajman, Presidente da FECOMERCIO até esta data.

Ivo Dall'Acqua Junior, o 4º Presidente da entidade foi empossado em abril de 1984 e presidiu o Sincomercio até abril de 1993. Muitas foram as realizações de suas três gestões, porém, a maior e mais importante foi a de trazer para Araraquara uma unidade do SESC - Serviço Social do Comércio, cuja construção foi iniciada em 1996.

O quinto Presidente do Sincomercio foi o Engenheiro Eduardo Michetti, que dirigiu a entidade por dois mandatos de abril de 1993 a abril de 1999. Michetti fez reformas na sede do Sincomercio e construiu a entrada social pela Avenida São Paulo, além de adquirir o imóvel da Avenida São Paulo, 660. Modernizou o CPD afim de se prestar um serviço mais ágil e eficiente aos usuários do SCPC.

Em abril de 1999, Ivo Dall'Acqua Junior assumiu a Presidência da entidade dirigindo-a até o ano de 2009, sendo portanto, o sexto dirigente da casa, em cuja gestão foi inaugurado o SESC, empreendimento com uma área de 23.065 m2, sendo 15.711m2 de área construída entre coberta e descoberta. Ivo é atualmente vice presidente da FECOMERCIO e Conselheiro do SESC desde 1986. Foi representante classista junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas-SP de 1992 a 1999. E presidiu o Conselho do Comércio Varejista da FECOMERCIO, nos anos de 1999 e 2000. Atualmente preside o Conselho de Assuntos Sindicais da FECOMERCIO, responsável pela negociação com os trabalhadores do Estado de São Paulo e preside a Comissão Estadual de Emprego.

Em 2010 assumiu o sétimo presidente da entidade Antonio Deliza Neto. Toninho, como é conhecido, comerciante ativo, estando há quase 30 anos à frente das empresas Pipocopos e Casa Deliza. Com a formação em Administração de Empresas, assume com o desafio de conduzir o varejo de Araraquara em seu percurso em direção à modernidade, adaptando os antigos controles manuais à moderna tecnologia, harmonizando o diálogo do capital privado com o Estado. A evolução da relação capital/trabalho exige, além da formação, disponibilização de informação aos empresários, passando o foco da ação sindical do campo social para o campo da gestão técnica. Seu perfil empresarial o certifica para ser o depositário dos projetos do varejo da região de Araraquara. Data de Fundação - 18 de janeiro de 1965

Base Territorial: O Sincomercio abrange as cidades: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Dourado, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itajobi, Itápolis, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, Tabatinga, Trabijú e Distritos.

Ramo de Atividade para associar-se ao Sindicato: Comércio Varejista em Geral.


Horário de funcionamento

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo

7h30  - 18h

7h30 - 18h
7h30 - 18h
7h30 - 18h
7h30 - 18h
FechadoFechado


Visão, Missão, Princípios e Bandeiras

Missão: “ Promover a representação e o desenvolvimento. Buscar o fortalecimento do segmento patronal do Comércio, baseando‐se em defesa dos interesses, busca por soluções e comprometimento à categoria.”

Visão: “Buscar reconhecimento do segmento patronal do Comércio e excelência em suas ações de representatividade, com base em um ambiente competitivo, transparente, idôneo e isonômico.”


Princípios Organizacionais:

- Comprometimento;

- Transparência;

- Ética; Isonomia;

- Independência;

- Visão Global;

- Sustentabilidade;

- Busca pelo aprimoramento nas relações Capital-Trabalho.


Bandeiras:

- Defesa aos interesses dos representados;

- Busca e cobrança por uma gestão pública ética, transparente, e eficaz;

- Foco na incidência tributária justa;

- Combate ao comércio ilegal;

- Combate à informalidade da mão-de-obra;

- Fomento à longevidade e competitividade empresarial.