Publicado em 2018-07-12 15:06:54

Comércio é o setor que mais contrata quem busca o primeiro emprego em Araraquara

Nos últimos cinco anos, 25% dos candidatos a primeira vaga dão o passo inicial no mercado de trabalho dentro de uma loja.
 

O comércio é o setor que mais contratou empregados iniciantes em Araraquara (SP) nos últimos cinco anos. Dos candidatos ao primeiro emprego, 25,48% são inseridos no mercado de trabalho trabalhando em lojas.

De acordo com dados do Sindicato dos Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), dos 15.418 contratados que estavam em busca da primeira oportunidade, 3.928 conseguiram uma vaga no comércio. Em segundo lugar está o setor de serviços com 2.636 funcionários, o que representa 17%.

A economista do Sincomércio, Délis Magalhães, explicou que trabalhar no setor pode ser uma opção mais acessível para os candidatos que não têm experiência.

“Uma boa comunicação é levada em consideração, o poder de persuasão e uma coisa importante é a vontade de trabalhar, uma coisa que vemos muito nessas pessoas que buscam essa oportunidade”, afirmou.

De acordo com a economista, a quantidade de vagas diminuiu muito nos últimos anos, mas o setor está passando por recuperação. "Alguns seguimentos têm ido melhor que outros, como supermercados e venda de materiais de construção", disse.

Marinheiros de primeira viagem

 O comércio é uma das primeiras alternativas quando os jovens procuram uma oportunidade de trabalho.

O repositor João Vitor Vieira começou como jovem aprendiz e, recentemente, foi efetivado em uma loja de cosméticos. “Antes eu ficava muito em casa, jogando e saindo com os amigos, agora eu dedico o tempo todo ao trabalho”, contou.