Publicado em 2018-04-13 20:37:45

Inadimplência em Araraquara está menor do que a média estadual e nacional

Os dados confirmam a retomada do poder de compra do consumidor do município e da consciência financeira

            Em janeiro e fevereiro deste ano, a inadimplência do consumidor de Araraquarateve uma queda 1,4%, resultado melhor do que a média estadual e nacional, que foram de -0,2% e -0,8% respectivamente. O levantamento é do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) com dados da Boa Vista SCPC, baseados nas novas dívidas vencidas e não pagas, e confirmam a tendência de retomada do poder de compra do consumidor e da consciência financeira.

A recuperação de crédito não decepcionou e apresentou um aumento de 5,3% nos dois primeiros meses do ano, resultado que também coloca Araraquara em posição melhor que a média estadual e nacional. “A queda no registro de inadimplentes demonstra que os araraquarenses têm conseguido recompor a sua renda, trazendo efeitos positivos para o comércio e economia local”, destaca Délis Magalhães, economista do Sincomercio. 

De acordo com levantamento feito com base nas consultas a pessoa física realizadas no Sincomercio, em fevereiro deste ano, 32% dos inadimplentes estavam na faixa etária de 30 a 40 anos, contrariando a ideia de que os mais jovens são os maiores devedores. Por análise em gênero, a parcela masculina figura como a mais devedora, com grande diferença em relação às mulheres. Segundo a pesquisa, do total de registros consultados em fevereiro, 79,2% são referentes a homens que estão inadimplentes contra apenas 20,8% de mulheres.