Publicado em 2018-03-06 18:52:57

Comércio Varejista registra aumento de 31 postos de trabalho

Trata-se do primeiro resultado positivo após quatro meses de queda consecutivos

  O ano de 2018 teve um inicio positivo no mercado de trabalho araraquarense. Após quatro meses de queda consecutivos, o mês de janeiro registrou um aumento de 31 postos de trabalho. O resultado representa um total de 2.163 admissões e 2.132 demissões, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apurados pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio). De acordo com Délis Magalhães, “apesar do número pequeno de vagas criadas, os resultados devem ser comemorados, uma vez que o mês possui a tendência de aumento nos desligamentos”.

GRÁFICO 1 – Variação do Número de Postos de Trabalho em Janeiro de 2018

Fonte: Elaboração Sincomércio com base em dados do CAGED.

  Os únicos setores que apresentaram queda no número de vagas foram o Comércio e a Agropecuária. O resultado negativo no caso do primeiro deve-se a um ajuste no quadro de funcionários no início do ano devido ao aumento dos desligamentos da mão de obra extra contratada para o final do ano passado.

Além disso, o mês de janeiro também não costuma ser muito positivo para o comércio, principalmente devido ao grande número de tributos a serem pagos, como IPTU, IPVA, que acabam restringindo a renda disponível das famílias com outros gastos. Segundo Délis, “o movimento acaba sendo maior nos estabelecimentos que vendem produtos relacionados ao material escolar”. Já no caso da agropecuária, a economista explica que o período entre safras acabou gerando a diminuição no número de vagas.

Merecem destaque os setores de Construção Civil e Serviços. Ambos foram muito prejudicados em 2017, mas apresentaram uma melhora entre o final do ano passado e inicio de 2018. No caso da Indústria, o setor que apresentou uma melhora em 2017 ejá iniciou o ano com um maior número de postos com carteira assinada, indica que há boas perspectivas para o decorrer do ano. Délis explica que “a expectativa positiva é impulsionada principalmente por conta da Páscoa já que neste primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março), existe uma tendência de aquecimento da indústria devido às encomendas do feriado, o que gera um aumento das contratações no setor”.   

      Ao comparar os dados de emprego dos anos de 2017 e 2018 relativos ao mês de janeiro, o resultado do último apresenta uma melhora, um aumento de 71 postos de trabalho considerando o saldo total. Os setores de Construção Civil e Serviços são os que mais se destacam nesse caso, com aumento no número de postos criados.

GRÁFICO 2 – Variação da Movimentação de Mão de Obra Anual

Comércio Varejista tem redução de 103 postos de trabalho

  O comércio varejista de Araraquara registrou o fechamento de 103 postos de trabalho em janeiro. O principal motivo é devido ao desligamento da mão de obra contratada para reforçar o quadro de funcionários no final do ano passado. Os segmentos que mais sentiram a queda foram o de Vestuário, Tecido e Calçados e Supermercados, dois dos segmentos de maior importância para o comércio local.

Apesar da má notícia, o resultado já é esperado no início do ano em função dos tributos a serem pagos. No entanto, há uma tendência de melhora neste cenário com a aproximação da Páscoa, primeira data comemorativa de importância para o comércio no ano. Em contrapartida o segmento de materiais de construção e autopeças e acessórios apresentaram aumento nas vagas, indicando uma retomada em 2018.

Movimentação e Estoque de Empregos no Varejo de Araraquara

Atividades

Saldo em Jan/18

Saldo 2018*

Estoque

Autopeças e Acessórios

10

10

1.010

Concessionárias de Veículos

-1

-1

733

Farmácias e Perfumarias

-9

-9

1.324

Eletrodomésticos, Eletrônicos e Lojas de Departamentos

0

0

1.089

Materiais de Construção

24

24

1.183

Lojas de Móveis e Decoração

-4

-4

209

Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados

-100

-100

1.573

Supermercados

-26

-26

3.942

Outras Atividades

3

3

1.818

Total do Comércio Varejista

-103

-103

12.881

* Até Janeiro