Publicado em 2018-02-07 10:48:27

Nota de Esclarecimento do Sincomercio sobre a abertura do comércio aos domingos

Antonio Deliza, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) esclarece que a sugestão proposta pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social do município (CMDES), apresentada na última sexta-feira, dia 02, ao prefeito Edinho Silva tem como principal objetivo regularizar o funcionamento das empresas que não são supermercados e não estão nas dependências de um shopping, mas desejam abrir aos domingos.  

 Deliza esclarece que a ideia ainda será muito discutida entre o prefeito e representantes do Sindicato Patronal, Sindicato dos Trabalhadores e membros do Conselho para definir o melhor a todos. Se aprovada, a nova lei não refletirá em todo o comércio, ou seja, as lojas do Centro, por exemplo, não serão obrigadas a abrir aos domingos se assim não quiserem. Mas, para as que desejarem trabalhar, a mudança no horário de funcionamento lhes dará subsídios legais para tal fim. “Empresas como Havan, Leroy Merlin e outras que já demonstraram interesse em se instalar na cidade precisarão desse respaldo jurídico. A nova lei deverá atrair novos negócios, gerar renda e emprego”, diz. 

 Importante ressaltar que caberá ao empresário negociar com seus colaboradores o acordo quanto à jornada de trabalho com a mediação dos seus respectivos sindicatos. A lei de 1988 estabelece horários proibitivos dos praticados hoje em dia.